Não parece uma combinação amigável, mas acontece. Aqui na firma, o proxy é Microsoft ISA Server. O Firefox se autentica e pode navegar sem problemas. O problema é quando se quer usar outro programa, por exemplo, o plugin do Audioscrobbler. Sempre temos que torcer para que haja a opção de configurar o proxy no programa. Se houver, especialmente no Linux, é muito provável que o programa espere que haja um Squidzão lá, aberto, escancarado, sem autenticação. São raros os programas que se dão bem com o ISA. Mas para todos os outros, existe NTLMAPS. O NTLM Autorization Proxy Server é um proxy para o proxy. Você o configura com os dados do proxy ISA, deixa o daemon rodando localmente, configura os programas para acessarem o proxy local e pronto.
Ao que interessa, portanto. No Linux:
- Instale o XMMS (rpm, deb etc).
- Instale o pacote xmms-scrobbler. No Mandriva, tem já na distro.
- Instale o NTLM Autorization Proxy, configure-o com os dados do seu proxy ISA (servidor, domínio, usuário, senha etc) e bote pra correr.
- Aponte as variáveis globais de proxy para o novo proxy local. Normalmente, algo como:
export ftp_proxy=http://localhost:5865 export http_proxy=http://localhost:5865
- Lance o XMMS de um shell com o ambiente acima.
- Em Preferências/Plugins Gerais, configure seu XMMS-Scrobbler com seu nome de usuário e senha.
- Só dar play.
O plugin vai mostrar umas informações de debug no console, para você ver se tudo está dando certo. Uma vez funcionando, coloque o NTLMAPS e as variáveis nos scripts de inicialização e seja feliz.
NTLMAPS – http://ntlmaps.sourceforge.net/
João de volta à Last.fm – http://www.subterfugios.net/as/
Eu sei que você adora o seu Audioscrobbler Aggregator Tabajara, mas enganar o pessoal e direcionar o link do ntlmaps para o AS é demais! :-)
Corrigido! :)
Java Web Start também não funga bem com ISA, mesmo em WinXP workstation. Sabe algo interessante?
Não sabia. Em todo caso, dá para fazer o mesmo esquema, apontar o JWS para o NTLMAPS e este para o ISA. Bem, dado que o JWS é para facilitar a vida do cliente, essa parece uma solução meio padaroxal. :)