Os outros vícios do mundo ainda estão por aí, mas um que vivemos intensamente é o vício em distração online. Redes sociais, e-mail, portais de notícias etc. Já falamos muito disso. Estou escutando agora o álbum Shaved Fish, obra-prima do John Lennon, IHMO. Ao ouvir a excelente Cold Turkey, fiquei pensando. E se aplicássemos esse método a distração online?
Cold Turkey é o nome que se dá a um método abrupto de interrupção de vícios. Sem diminuição gradual ou medicação, simplesmente parar de repente. Se usado em casos agressivos de vício em álcool ou drogas pesadas, o Cold Turkey pode ser perigoso, devido aos reflexos psicológicos e químicos a abstinência.
Aplicado à vida digital, o Cold Turkey significaria livrar-se de toda e qualquer distração. Numa paulada, de vez. Talvez possa ser aplicado a uma distrição específica, como Twitter, por exemplo, ou Facebook.
Pesquisei um pouco, e vi que essa não é uma ideia nova. Tem até um software grátis chamado Cold Turkey. Ele edita a lista de hosts do computador, fazendo alguns sites ficarem inacessíveis:
Ainda não experimentei mas parece que é o Cold Turkey é feroz para conter seus impulsos de abstinência:
- Computer-wide: the blocking features are computer-wide, which will affect all browsers on the computer.
- Durability: the ability to block yourself in intervals of 10 minutes up to a full week (free) or a whole month (serious edition)!
- Situational Awareness: when the computer is turned off, it will still keep track of the time that passed by.
- No Touchy: if Cold Turkey detects that its security features are being tampered with (hard to do), it will block you for a week.
- Invincibility: Cold Turkey can’t be stopped easily as it is not stoppable from the system tray or the task manager.
Quer tentar? Vai lá:
O Cold Turkey tem apenas versão Windows. Para Mac, há um software similar chamado SelfControl.
Great post Jon