Itapoá e o Novo Mundo – As fotos

Fim de semana passado, fomos a Itapoá (SC) e aconteceram algumas fotos boas. Clique na foto para ampliar.

Estrada com visual Vietnã emprestado para Itapoá. Estrada com visual Vietnã emprestado para Itapoá. Essa é a nova Estrada da Serrinha, que liga Garuva a Itapoá, encurtando muito o caminho para quem não precisa passar por Itapema e Barra do Saí. É asfalto novo, que liga a estrada Garuva-Guaratuba a Itapoá (chega no Corpo de Bombeiros). São 42 quilômetros a partir de Garuva até os Bombeiros.

A praia em frente a nossa casa (balneário Princesa do Mar) andou recuando bastante nos últimos tempos. A praia em frente a nossa casa (balneário Princesa do Mar) andou recuando bastante nos últimos tempos. Quando a maré sobe, a faixa de areia fica meio apertada. Créditos de figuração: Miguel e Carla.

Quando a maré baixa, tudo fica mais gostoso, lembrando os velhos tempos. Quando a maré baixa, tudo fica mais gostoso, lembrando os velhos tempos. Esse dia tava nublado, “mas o veranista não se acanhou e foi a praia aproveitar os dias de folga.”

Ela tá linda. Ele, num auto-retrato em péssimo ângulo. Ela tá linda. Ele, num autorretrato em péssimo ângulo.

Ah, o Porto de Itapoá, ponto alto da viagem. Ah, o Porto de Itapoá, ponto alto da viagem. Três vivas à iniciativa privada! Viva! Viva! Viva! Coisa mais linda, moderna, eficiente. É emocionante um empreendimento deste tamanho em plena produção. Os nativos já todos contam histórias sobre os recordes que o porto vem batendo, e é apenas o começo. E, não sou especialista, mas o impacto ambiental parece pequeno. O porto funciona no canal natural da baía, longe da margem, sem precisar de dragagem constante e a praia ainda está lá.

Tirei essa foto do mesmo lugar da anterior, porém face oposta. Tirei essa foto do mesmo lugar da anterior, porém face oposta. A praia está realmente lá, a gurizada está curtindo o fim de tarde.

Santa Clara clareou. Santa Clara clareou. É o navio que estava descarregando e carregando no sábado. Nas fotos seguintes, no domingo, ele aparece partindo do porto.

God. É ali, 150 km de Curitiba. God. É ali, 150 km de Curitiba.

Esse é o porto visto do outro lado. Esse é o porto visto do outro lado. Com atenção, dá pra ver os caminhões com containers vermelhos em fila ao lado do navio.

Porto seco, para onde os containers são levados após serem descarregados do navio - e vice-versa. Porto seco, para onde os containers são levados após serem descarregados do navio – e vice-versa.

Mesmo assunto, em foto vertical, pra quebrar a monotonia das fotos em paisagem. Mesmo assunto, em foto vertical, pra quebrar a monotonia das fotos em paisagem.

Quando atravessávamos a balsa da Vila da Glória para a Ilha de São Francisco, pudemos ver o Santa Clara deixando o porto de Itapoá, enquanto outro da fila já tomava seu lugar. Quando atravessávamos a balsa da Vila da Glória para a Ilha de São Francisco, pudemos ver o Santa Clara deixando o porto de Itapoá, enquanto outro da fila já tomava seu lugar. Créditos de figuração: pássaro no canto esquerdo.

Durante a travessia, eis uma foto amadora de golfinho, típica: você se emociona e só consegue tirar foto das barbatanas do bicho. Durante a travessia, eis uma foto amadora de golfinho, típica: você se emociona e só consegue tirar foto das barbatanas do bicho.

Já em São Chico, na casa da tia Dinda, achamos novamente Santa Clara, agora já em alto-mar. Já em São Chico, na casa da tia Dinda, achamos novamente o Santa Clara, agora já em alto-mar. A vista é da Prainha de São Chico, sob chuva intensa.

Finalmente, na travessia de volta, uma foto enquadrando os dois portos: Itapoá e São Francisco do Sul. Finalmente, na travessia de volta, uma foto enquadrando os dois portos: Itapoá e São Francisco do Sul. O ângulo e a objetiva enganam um pouco: os portos ficam a cerca de 8 quilômetros de distância, um do outro.

Esta entrada foi publicada em fotografia. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

4 respostas para Itapoá e o Novo Mundo – As fotos

  1. Umberto disse:

    Excelentes fotos e texto. Transcreve fatos cotidianos com o charme e discrição que lhe é peculiar.

  2. Eduardo Simioni disse:

    Massa!

  3. Valter disse:

    Belas fotos João!! E fiquei com vontade de acelerar naquela estrada tinindo de nova!!

  4. francisco xavier disse:

    É um lugar marailhoso itapoa, tem lindas praias, quem nao conhece nao perca esta oportunidade de conhecer eu recomendo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.