Meu computador desktop tem uma questão crônica com temperatura. O problema tinha se amenizado quando instalei uma ventoinha extra na lateral, mas reapareceu nas últimas semanas. O sintoma é que ele desliga de repente. No começo, imaginei que poderia ser alguma placa com mal contato, memória ou mesmo a fonte pedindo água. Que nada. No fundo, é mesmo a temperatura.
Quando a temperatura da CPU chega 100oC, a placa-mãe faz shutdown imediatamente. Esse dispositivo de segurança é padrão para a maioria dos PCs, inclusive laptops. Meu velho laptop HP DV4150 fervia quando eu instalava o Java Enterprise System, que exigia quase duas horas de atividade intensa de disco e cpu. Para finalizar a instalação, tinha que levantar a bundinha do bicho e colocar um ventilador.
Para confirmar o problema, no passado, usei o software Speedfan. É bom e preciso. Mas, desta vez, encontrei um ainda melhor: o PC Probe II, da Asus.
O PC Probe II tem uma barrinha que mostra as principais temperaturas e voltagens do seu computador. Esse screenshot aí do lado é o meu computador batendo 81oC logo de manhã.
O PC Probe II é feito pela própria ASUS, portanto talvez não funcione em placas de outros fabricantes. Além das temperaturas, ele fornece outras informações sobre a máquina, como modelo da placa-mãe, slots de memória, velocidade de processador, tamanho da cache, etc. Ele faz isso por análise da DMI (já vimos que o Linux também faz assim).
Enfim, agora me cabe abrir novamente o PC e dar uma limpada na ventoinha da CPU. Normalmente, uma boa tirada de pó é suficiente para baixar muitos graus na temperatura. Vamos ver se dessa vez funciona. Caso contrário, dá também para rever a posição da ventoinha extra (há guias de melhores práticas para isso) ou trocar a ventoinha do processador.